Água, a essência da vida

Escrito por Guilherme Cerveira em 09/01/2019

A água é essencial para todas as formas de vida presentes na biosfera terrestre, pois todos sistemas de vida se utilizam dessa substância essencial para manter suas funções vitais. A molécula de água é responsável pela manutenção da vida de todas as espécies do planeta terra, inclusive moldando as características de muitas espécies. Por ter uma característica elementar dipolar, a molécula de água pode dissolver inúmeras substâncias e, por conta desta característica, ela é considerada um solvente universal.

Atualmente na biosfera a água é distribuída em 97% nos oceanos, 3% água doce, dentro desta divisão temos, 79% em forma de neve e geleiras, 20% em águas subterrâneas e 1% na forma superficial. Da água superficial, 52% está nos lagos, 38% é água salobra, 8% na forma de vapor d’água na atmosfera, 1 % nas plantas e 1% nos rios. Contudo não é somente para vida que a água se faz de tamanha importância. Dentro da indústria existem inúmeros processos que a utilizam e cada um deles possui especificações diferentes para seu grau de aplicação. Existem os processos que utilizam a água como matéria prima, outros que a utilizam como consumível e é nesta linha o leque de tipos de água se desenvolve.

Além disso temos a reutilização de água, que ganhou força na última década e está em foco, pois o custo da água potável está cada vez mais alto, e muitas indústrias estão investindo em reutilizar o seu efluente para serviços básicos dentro da sua própria planta, trazendo um retorno de investimento rápido. Atualmente as tecnologias para tratamento de água estão cada vez mais avançadas, muitos especialistas consideram que há possibilidades para qualquer situação, desde o manancial mais poluído até o poço mais contaminado, a única questão e o grau de investimento necessário, o que muitas vezes espanta os investidores.

A indústria se desenvolveu e as exigências para qualidade de água estão cada vez mais críticas, o que acirrou o desenvolvimento de tecnologias cada vez mais eficientes para geração de água nos mais altos níveis de exigência. Atualmente os processos mais críticos em que a água é tratada como parte fundamental da cadeia produtiva estão a indústria farmacêutica, a cosmética, a de microeletrônicos e semicondutores, e a de geração de energia. Em todos estes processos a água utilizada tende a apresentar alta qualidade, ou seja, seus níveis de substâncias dissolvidas tendem ser próximos a zero. Dentro do mercado de água de alta qualidade, temos as seguintes divisões: água purificada, água para injetáveis, água ultrapura e água desmineralizada, cada tipo de água apresenta sua especificação dedicada ao seu grau de aplicação.